Por: Talles Freitas - Jornalista
Um trabalho muito importante que poderá salvar vidas foi realizado em Novo Horizonte, na última terça-feira, dia 17, na Assistência da Usina Estiva, onde 201 pessoas foram cadastradas como possíveis doadores de medula óssea.
A campanha realizada pelo grupo Laços de vida, a Faculdade Santa Rita e a Usina São José da Estiva, contou com o apoio de uma equipe do Hemonúcleo de Ribeirão Preto, onde foram coletados cerca de 5ml de sangue de cada doador cadastrado, que foi enviado para exames e colocado a disposições de pessoas com compatibilidade e que aguardam um doador.
Atualmente a chance de compatibilidade é de 1 pra 100 mil pessoas e a doação e transplante de medula é o único meio de salvar a vida de pessoas portadores da leucemia, com isso, a falta de conhecimento de muitas pessoas, torna a chance de encontrar um doador muito difícil.
Todas as amostras colhidas em Novo Horizonte foram encaminhadas para o Redome, que é o órgão responsável pela controle e busca de possíveis doadores em todo o mundo.
O material coletado na última quarta-feira, é somente para cadastro de possíveis doadores e caso alguém foi compatível com alguma pessoa que está na fila de transplantes, os órgãos responsáveis entraram em contato para realizar os procedimentos necessários para salvar vidas. As pessoas que já possuem o cadastro de medula, é importante manter os dados atualizados, para um possível contato.
Talles Freitas