Por: Talles Freitas - Jornalista
A equipe de robótica Tigers Team da Cooperativa Educacional de Novo Horizonte (Coopen) está desenvolvimento um trabalho e se destacando nas principais competições do estado de São Paulo, inclusive já possui vaga para disputar a final nacional que acontecerá no mês de novembro.
Formada há quatro anos, a equipe possui uma experiencia e já conquistou vários prêmios, entre eles:- Na Etapa regional da OBR conquistou o primeiro lugar(Ouro - Nível 2) e segundo (Prata- Nível 1) lugar, no último final de semana, ficou em 5° lugar na Final Estadual e garantiu uma vaga para disputar a Final Nacional de Robótica em Curtiba-PR nos dia 7 a 10 de novembro, considerada o maior evento de robótica da América Latina e reúne competidores de todo o mundo.
A equipe é comandada pelo pelo professor Márcio José Valderrama e é composta pelos alunos Éverton Borges Brás, Bruno Rodrigues Carrara Carvalho, Rodrigo Braga Bravo, Gustavo Henrique Bortoluci Bozo, Ana Elisa Teixeira Junqueira, Pedro Arthur do Prado Françoso, Damaris Rodrigues da Conceição, Edson Aparecido Brás Filho, Gustavo Corrêa Miller e João Marcelo Maiolli Rangel, Márcio José Valderrama.
Segundo o professor Márcio José Valderrama, robótica educacional ou robótica pedagógica são termos utilizados para caracterizar ambientes de aprendizagem que reúnem kits de montagem compostos por peças diversas, motores e sensores controláveis por computador e softwares que permitam programar de alguma forma o funcionamento dos modelos montados. Aumentando o interesse e a criatividade dos alunos e integrando diversas disciplinas, a robótica educacional, ou robótica pedagógica, tem despertado a atenção de professores e alunos.
A atividade reúne varias funções ligadas aos estudos em sala de aula “Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática. Além disso, valoriza o trabalho em grupo, a cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, promove o diálogo e o respeito a diferentes opiniões. A robótica pedagógica envolve um processo de motivação, colaboração, construção e reconstrução”, ressaltou o professor.
O desempenho dos alunos tem motivado cada vez mais os alunos da escola “Toda Família COOPEN está em festa pelo êxito dos nossos alunos, projetando nossa escola em nível nacional”, destacou Márcio.